sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Prato do dia >> Maminha com temperos

Querendo surpreender com um prato gostoso, diferente e com cara de difícil no final de semana? Vou te contar o que fiz num jantar em casa, no sábado passado: maminha com temperos e batata ao vinho branco.

Vi essa receita no programa Fome de quê?, da chef Neka Menna Barreto, no GNT e mal aguentei esperar sábado pra testar. E foi aprovada!

Tem a receita no site do programa, mas já fiz o dever de casa e já adianto aqui pra vocês.


Espero que se empolguem e façam um almoço ou jantar bem especial na casa de vocês. E, se fizerem, não esqueçam de me contar e mandar uma fotinha.


As receitas:

Maminha com temperos


Ingredientes:
1 kg de cebola roxa
1 fio de azeite
¼ de xícara de vinagre de maçã
250 gramas de mostarda de sua preferência
1 maminha
1 maço de tomilho

Preparo:
Corte as cebolas em fatias, disponha em uma assadeira retangular e regue o azeite. Com as mãos, espalhe o vinagre na maminha e depois cubra toda a carne com a mostarda. Coloque a maminha sobre as cebolas e leve ao forno aquecido (200°C) por trinta minutos. Retire do forno e disponha o maço de tomilhos sobre a maminha (a carne deve voltar ao forno por 15 minutos, a 170°C).

Batata ao vinho branco


Ingredientes:
1 kg de batata bolinha
3 ramos de alecrim
4 cabeças de alho
1 garrafa de vinho brinco
1 fio de azeite
1 colher de sobremesa de sal grosso

Preparo:
Em uma panela, coloque as batatas, o alecrim, o alho (com casca), o azeite e o sal. Cubra com o vinho e cozinhe em fogo baixo até que metade do vinho evapore e a batata estiver macia (em torno de 1 hora).

Ótimo final de semana pra todos nós!