sexta-feira, 15 de abril de 2011

Conserva de pimentas

Vocês se lembram da minha pimenteira e da dúvida sobre o que fazer com elas? [se quiser relembrar, clique aqui]

Então, depois do maridono ficar com a boca anestesiada após morder uma delas que colocamos no arroz, resolvi fazer uma pesquisa básica na Internet. Descobri que é de um tipo muito ardido [quente] e escolhi duas receitas para experimentar. Na sequencia, elas viraram essas duas conservas aí da foto. Ainda estão curtindo e não sei o resultado, mas pode deixar que, assim que abri-las, conto aqui.

Pra quem quiser as receitas, ou saber um pouco mais sobre a pimenta Habanero, segue:

Pimenta Habanero
Originária do Caribe e da Costa Norte do México, foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias. É utilizada fresca, seca ou em molhos. Tem um sabor muito forte que persiste na boca. As suas cores variam entre amarelo, laranja e vermelho.
Fonte: www.pimentasartesanais.com.br

Seguem as receitas que usei:
[vale lembrar que foram tiradas da internet, em um fórum de pessoas apaixonadas por pimentas. Foi a minha primeira experiência e ainda não sei o resultado, pois ainda estão curtindo]

Vidro da esquerda:
Monte o vidro (com tampa metálica) com as pimentas cortadas, e o que mais gostar....cebola, azeitona, alho, ervas. Só não ponha manjericão.
Preencha com 1/2 a 1/2 de água e vinagre de álcool, uma colher rasa de sobremesa de sal é suficiente para um vidro grande (desses de azeitonas).
Coloque numa leiteira ou outra panela de lateral alta. Preencha a panela com água até o nível da conserva. Coloque a tampa do vidro na água e acenda o fogo.
Espere ferver, conte 5 a 7 minutos, desligue o fogo. Retire o vidro da panela, "pesque" a tampa e feche.
Deixe esfriar. Você vai observar que a tampa vai afundar como se fosse um vidro lacrado. Umas duas semanas curtindo são suficientes. Tenho conservas feitas assim que já estão abertas e fora da geladeira há meses e continuam excelentes.

Vidro da direita – mais simples:
- Esterilize um vidro e tampa na água quente.
- Com a ajuda de uma peneira, passe água fervente nas pimentas que irá compor a conserva.
- Coloque as pimentas no vidro e cubra com vinagre e sal.

2 comentários:

Mi Hernandez disse...

Que lindas essas conservas...E eu morrendo de vontade olhando essas pimentas...Ser mineira,no exterior é dose.Passa lá no blog tem selinho prá você.

http://decoracaoeinvencao.blogspot.com/2011/04/selinho-100-intradutivel.html

JULIANA disse...

Deixa eu te contar que apresentei o blog para sua mãe... ela não sabe salvar para entrar depois. Na ida dela aproveite para dar umas aulas. Beijos