sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Renovação de vasos com chita

Meus vasos de barro estavam ficando esbranquiçados. Não sei se por conta da umidade ou por quê. Mesmo limpando, permanecia manchado. Então, resolvi dar um jeitinho bem brasileiro e ataquei de chita. O que não é nenhuma grande novidade, já que todos sabem que sou fã dos efeitos desse pano barato e popular. Resumindo, em uma horinha e com verba mínima encapei o vaso com chita. O passo a passo é super simples.

PAP:
1. Usei cola branca, pincel e chita. Cortei um pedaço retangular chita. O suficiente para dar a volta no vaso com sobra para cima e para baixo. Dica: não corte o pano no tamanho exato de dar a volta, pois no final pode faltar para os acabamentos.
2. O vaso estava assim. Dei uma limpada geral com pano úmido, depois com pano seco.
3. Com um pincel longo fui passando a cola por partes e cobrindo com chita.
4. Dada a volta no vaso, fiz um acabamento no fundo. Na parte superior, cortei o excesso e virei um pedaço suficiente para cobrir a parte que fica a mostra dentro do vaso. Sem deixar encostar muito na terra.
5. Terminada essa parte, misturei um pouco de água com a mesma cola branca e passei por cima do pano com o pincel. Cobri toda a área com essa mistura como forma de impermeabilizar um pouco e deixar a chita mais firme.
O resultado foi esse que está lá no início do post.
Cuidados:
Como meu pinheirinho está plantado, e não quis tirar e causar mais estresse a plantinha, fiz tudo com ele plantado. Vale tomar muito cuidado para não deixar cair cola na planta, nem na terra.
Durante a aplicação do pano é importante ir passando a mão para ficar bem lisinho e ajustar para que o pano não fique torto. Como o formato do vaso é mais fino embaixo, o pano tende a entortar e a parte maior ficar para cima. Se não observar isso desde o início e não deixar uma sobra de pano, pode comprometer na finalização, quando as pontas se encontram.

9 comentários:

BsVox disse...

Eu simplesmente amei essa idéia. Simples, economico, brasileiro e vintage ao mesmo tempo. Foi até agora o post que mais gostei. bjs.

Ju disse...

Obrigada pelo comentário lá no meu "apê". E que lindo ficou o vaso. Eu amo chita também. Fica bem em tudo, em roupas, na decoração... e o melhor é que é baratinho!

Beijos

ponto.arquitetura disse...

oi ual! tudo bem?
vi que você andou linkando o meu blog por aqui... posso retribuir a gentileza e linkar o teu lá no meu também?

ahh, parabéns pelo belo blog!!!

abraços,
laryssa tarachucky
www.ponto-arquitetura.blogspot.com

Unknown disse...

PERFEITO ... VOU COPIAR!!!

Luciana disse...

Olá, achei a idéia muito bacana, mas como vc fez pro pano não criar pregas embaixo, já que o vaso é tipo um cone?
Um abraço e parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho!É uma otima ideia para decorar vou fazer pois adoro trabalhos c chita.Parabéns ficou lindo.Paty Meireles

Celi Dias disse...

Parabéns!...Sua idéia é ótima...Ficou um trabalho lindo!...Postei a imagem em meu espaço, passa lá...se gostar do espaço, me segue vai...Estou começando e gosto muito de idéias criativas que renovam nossa vida!..Um grande abraço.
http://amorperfeitopresentes.blogspot.com/

Hérima Labre disse...

Realmente vc aliou bom gosto e simplicidade nesta belíssima ideia. Obrigada e parabéns por pensar desta forma.

Zete disse...

Parabéns pelo belo trabalho. Sempre achei as chitas com estampas lindas. E possível fazer em lata também com o mesmo procedimento?