domingo, 18 de agosto de 2013

Um pouco mais de arte em casa

Eis Galdino... bem, este é o nome do artista que o criou, mas lá em casa a criatura acabou ganhando o nome do criador. Foi presente de aniversário de mamãe. Adorei!!! Antes de ser nosso, foi do pai de uma grande amiga e numa reformulação decorativa ele foi parar no ateliê da família pra vender e eu passei por lá, logo que ele foi exposto. Gostei, mamãe estava junto e me deu.


Fui pesquisar pra saber um pouco mais o artista Galdino e gostei de sua história.

Foto: Carlos Sá [retirada da internet] 
Ceramista, cantador de viola e poeta de cordel, Mestre Galdino (Manuel Galdino de Freitas) nasceu em 1928 e foi um dos artistas mais famosos de Alto do Moura, em Caruaru. Gostava de fazer moringas e monges, mas sua arte maior estava nos pequenos bonecos de barro. Para cada boneco que produzia, costumava escrever uma história que ia anotando num caderno - chegou a escrever mais de mil histórias.

Cuidadoso, depois de modelar as peças, deixava oito dias para secar. Após esse período, as peças iam para o forno (de tijolo, no fundo do quintal de sua casa) e passavam dez horas lá dentro. Finalmente, as peças ficavam mais quatro horas com o fogo apagado, "para desenfornar". Caso não seguisse todo esse ritual, dizia o mestre, "o bicho ficava encruado e feio".

Fonte: Wikipedia e www.altodomoura.com

Um comentário:

Angela Bergamaschi disse...

Oi amigo, ha qto tempo não aparece heim ??
Bonita sua escultura. Belo presente.
Bjos .