domingo, 25 de novembro de 2012

Parabéns com cardápio alemão


No feriado rolou o aniversário do Sandro. Sempre pensei em fazer um jantar alemão, ou coisa do tipo, porque ele gosta, mas achava que seria difícil, caro etc. Certa vez, cheguei até a fazer uns orçamentos em um restaurante alemão, mas realmente não ficou barato. Tudo mudou depois que li no blog da Bonfá sobre a festa alemã dela [pra conferir, clique aqui]. Ficou claro que a empreitada seria mais simples do que pensava. Depois foi só colocar a mão na massa.


Para receber os amigos, um petisco de azeitonas e picles e um convite para um brinde. Na mesa de centro, uma minisalsicha acompanhada de mostadas.



Pra decoração da mesa comprei um tecido dourado e mandei fazer um caminho de mesa reto e simples. Numa promoção na 25ª Avenida encontrei uns potes e pratos de melamina amarelos. Com um vaso de florzinhas brancas, o resultado foi uma mesa sem muitos fru-frus, que dava mais destaque aos próprios pratos.


Na Zona Cerealista, em São Paulo, comprei algumas mostardas alemãs e uma raiz forte alemã. Como os potes eram bonitos e combinavam com a festa, os levei pra mesa.


Com vários embutidos diferentes montei algumas placas de frios. Os embutidos coloridos e com tempero bastante acentuado são característicos da culinária alemã e podem ser encontrados em supermercados e padarias.


Compradas as salsichas alemãs, foi só ferventar e levar para a mesa. Pra acompanhar, mostardas, raiz forte, pães preto e francês e kräuterquark (uma espécie de patê de queijo cremoso). Não faltou também os tradicionais chucrute, purê de maçã e salada de batatas – tudo com o nome alemão em uma plaquinha para que convidados entrassem no clima.



Em minhas pesquisas, descobri um blog do chef alemão Heiko Grabolle com várias receitas e histórias bacanas sobre a culinária alemã. De lá, saiu a receita do Zwiebelwurst com batata frita – salsicha tipo alemã com molho de cebola e batata frita – segundo o chef, um prato estilo fast food que está entre os mais vendidos na Alemanha.


Esse foi mais um aniversário que comemoramos em casa, do jeito que a gente gosta. Espero que também tenham gostado e possa inspirar [e encorajar] outros eventos com essa culinária muito saborosa.

Já estou preparando outro post com as receitas dos pratos que preparamos.

Mais uma vez, obrigado a Bonfa por postar sua festa inspiradora e ao chef Heiko por dividir suas receitas com a gente.

Um comentário:

Goldman disse...

Nossa, que lindo ual!!! Um dia quero ser sofisticado igual a você. Saudades de vc meu amigo querido. Beijos aos dois de nós dois :-)