quarta-feira, 14 de março de 2012

Sabe o que é uma espevitadeira?

A primeira vez que vi uma, não sabia o que era. Perguntei. Após a explicação, decidi que queria um. O melhor lugar pra procurar? Feiras de antiguidades. Comecei a prestar atenção. Achei, não foi difícil. Preço médio: 100 reais. Muitos em prata ou com detalhes em madeira. Sofisticados. Decidi que queria um diferente. Não tinha a mínima ideia como, mas queria encontrar um que tivesse mais a ver com a minha casa. Nunca tinha visto pra vender em lojas. Para minha surpresa, numa lojinhas de peça mineiras, em Brasília, eis que encontro. Diferente, de ferro e mais a ver com a minha casa. Pra fechar a conta: bem mais barato, algo em torno de 30 legais. Foi assim que esse apagador de velas entrou na minha vida.


Depois disso, vi a peça ser chamada de abafador de vela [tudo bem] e depois de espevitadeira. Aí, a curiosidade foi aguçada e quis saber um pouco mais. As histórias que achei estão aqui resumidas:

Em formato de uma tesoura com recipiente lateral, geralmente em prata de lei, as espevitadeiras eram utilizadas para cortar o pavio que ficava pronto pra ser aceso novamente, enquanto a parte queimada era depositada no recipiente. Em consequência, o fogo era apagado sem precisar usar os dedos.

Essa peça antiga foi muito usada no início do século passado. Na época, antes de dormir, as prendadas moças precisavam apagar as velas que iluminavam seus aposentos, mas nunca com sopro ou com os dedos. O sopro exalaria a fumaça pelo quarto e o contato direto poderia deixar a pele dos dedos grossa, o que daria a impressão de que a senhorita era um trabalhadeira e poderia denegrir sua boa reputação. Pra resolver a questão, essas espécies de tesouras cumpriam a função de apagar as velas.

Objeto de decoração inútil? De maneira alguma. Sempre uso pra apagar as velas em casa. Não precisa soprar e espirrar parafina derretida, muito menos queimar os dedos para alguns tipos de vela. Em resumo, uma peça útil e chique. Gosto! Existem várias opções em lojas de decoração e feiras de antiguidades, basta procurar e escolher a sua.





 
Imagens tiradas da internet.

5 comentários:

MARLENE disse...

Super interessante esse post. Minha mãe costumava chamar eu e minhas irmãs de espevitadas...rsrs, por que será hein?
Bjs,
Marlene
Flores e Framboesas

Daniel Owsley disse...

Encontrei o termo "espevitadeiras" na Bíblia / Antigo Testamento, em 2 Crônicas 4:22, o que despertou a minha curiosidade, pois era um utensílio a ser usado no templo do Senhor, Deus de Israel, templo este construído por Salomão no auge de seu reinado (daí a razão de serem feito de "ouro finíssimo". Gostei muito do seu artigo, pois foi uma explicação envolvente e informativa.

Daniel Owsley disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco Bastos Jesus disse...

Interessante. Também tem referência na bíblia sagrada no livro de 2Reis Cap25:14 muito bom

VALDECI BISPO DA CONCEIÇÃO disse...

Tem alguma coisa que não entendi
A espivitadeira servia para renovar o pavio,cortando a parte queimada enquanto que o abafado apagava.