quarta-feira, 21 de março de 2012

Sapinho na janela

Presente que ganhei há muitos anos, meu sapinho agora fica junto às plantas e libera seu incenso na janela. Harmonia dentro e fora de casa.




terça-feira, 20 de março de 2012

Móveis repaginados no Brechó

Conforme prometido: os móveis do Encontro de Brechós.


Enquanto todos se esbaldavam em compras de roupas, sapatos e acessórios um detalhe me chamou a atenção: um estande com móveis antigos repaginados. Uma coisa meio tipo retrô, cores, reuso e patchwork...

O designer Douglas Viana, que estava no Encontro, me contou que faz seu trabalho em móveis garimpados e reformados, criando peças únicas. Além do trabalho bonito, achei que tem tudo a ver com o Encontro de Brechós. Os organizadores surpreenderam mais uma vez.

Essa poltrona encheu os olhos de muita gente. Uma amiga gostou e na hora que decidiu comprar, vimos outra cliente fechar o negócio.

O que é essa máquina de costura verde? Eu queria!

Sofás, mesas de centro e cadeiras para inovar a decoração em casa.


Além desses móveis, o Evelin Brechó e Ateliê de Arte também estava com umas peças muito interessantes pra casa. Esse porta CDs só não comprei porque seria complexo o transporte pra São Paulo.

Esse joguinho de mesas com azulejos também me enchem os olhos. Se eu tivesse uma varanda...

E, claro, nós estávamos lá pra ver tudo e voltar pra casa cheio e ideias...
acreditam que dessa vez não comprei nada pra mim? Só alguns presentinhos... hehe
Andreia [que ficou sem a poltrona, mas saiu cheia de sacolas], Verena [uma das organizadoras do Encontro] e eu.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Detalhes do que vi no sábado

No último sábado, como havia comentado, estive no Encontro de Brechós em Brasília. Como sempre muitas roupas, sapatos e acessórios bonitos, de boa qualidade e ótimos preços.
Fiz um tour por toda a feira e, pra variar, o mobiliário e os decorativos dos brechós me chamaram muita a atenção. Até quis pensei em comprar uma mesinha, mas não estava a venda.... fazer o que não é mesmo? Ainda bem, porque depois pra trazer pra São Paulo é uma novela a parte...

Muitos acessórios e um cinzeiro de caveira que fez sucesso.

Enquanto passeava muitos detalhes me chamaram a atenção, coisinhas que podem inspirar e atiçar nossa vontade de mudar um monte de coisas em casa...

Visão geral da tenda que protegia de sol e chuva garantindo a pechincha.

Dentro do Brechó Evelin o armário antigo estava cheio de preciosidades.

Não faltaram decorativos miúdos e roupas de crianças.
 
Taças, bicos de jaca e um porta CD lindo estavam a venda.
 E se você acha que não teve móveis no encontro, espere o próximo post...

quarta-feira, 14 de março de 2012

Sabe o que é uma espevitadeira?

A primeira vez que vi uma, não sabia o que era. Perguntei. Após a explicação, decidi que queria um. O melhor lugar pra procurar? Feiras de antiguidades. Comecei a prestar atenção. Achei, não foi difícil. Preço médio: 100 reais. Muitos em prata ou com detalhes em madeira. Sofisticados. Decidi que queria um diferente. Não tinha a mínima ideia como, mas queria encontrar um que tivesse mais a ver com a minha casa. Nunca tinha visto pra vender em lojas. Para minha surpresa, numa lojinhas de peça mineiras, em Brasília, eis que encontro. Diferente, de ferro e mais a ver com a minha casa. Pra fechar a conta: bem mais barato, algo em torno de 30 legais. Foi assim que esse apagador de velas entrou na minha vida.


Depois disso, vi a peça ser chamada de abafador de vela [tudo bem] e depois de espevitadeira. Aí, a curiosidade foi aguçada e quis saber um pouco mais. As histórias que achei estão aqui resumidas:

Em formato de uma tesoura com recipiente lateral, geralmente em prata de lei, as espevitadeiras eram utilizadas para cortar o pavio que ficava pronto pra ser aceso novamente, enquanto a parte queimada era depositada no recipiente. Em consequência, o fogo era apagado sem precisar usar os dedos.

Essa peça antiga foi muito usada no início do século passado. Na época, antes de dormir, as prendadas moças precisavam apagar as velas que iluminavam seus aposentos, mas nunca com sopro ou com os dedos. O sopro exalaria a fumaça pelo quarto e o contato direto poderia deixar a pele dos dedos grossa, o que daria a impressão de que a senhorita era um trabalhadeira e poderia denegrir sua boa reputação. Pra resolver a questão, essas espécies de tesouras cumpriam a função de apagar as velas.

Objeto de decoração inútil? De maneira alguma. Sempre uso pra apagar as velas em casa. Não precisa soprar e espirrar parafina derretida, muito menos queimar os dedos para alguns tipos de vela. Em resumo, uma peça útil e chique. Gosto! Existem várias opções em lojas de decoração e feiras de antiguidades, basta procurar e escolher a sua.





 
Imagens tiradas da internet.

terça-feira, 13 de março de 2012

Essa é da Elen!

A almofadinha Cow Parade ficou pronta e já foi despachada para a vencedora do nosso sorteio.


Elen, espero que chegue rapidinho aí, que fique ótimo na sua casa e que toda sua família curta, principalmente sua filhinha que é uma graça. Parabéns!

Pessoal, a Elen também tem que vale a pena conhecer: 30 já passado.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Brasília >> Encontro de Brechós

O primeiro Encontro de Brechós de 2012 será amanhã e terá uma presença mais que especial, a minha... brincadeira a parte, amanhã a tarde estarei lá conferindo as novidades e visitando os amigos queridos de Brasília. Nem preciso mais dizer que recomendo muito esse evento. Vale, ao menos, uma passadinha.


Será amanhã, 10/03, das 10h às 18h na pracinha da 201 Norte (comercial)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Revistas em ordem

Dando uma olhada básica nas internet, achei essa casinha. Acho que ocupa muito espaço, mas se num cantinho de leitura tiver espaço certamente vale a pena.


Só não tenho uma pilha de revista idêntica a essa em minha casa porque ainda não achei essa cinta pra comprar. Porque as revistas já estão empilhadas. Sou louco por uma igual a essa. Se alguém souber onde comprar me avise.

 
As imagens são da absolumentdesign.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

Centro de mesa

O que decora o centro de sua mesa de jantar hoje?


Coisas garimpadas em casa foram parar numa arrumação de centro de mesa: bandeja de capim dourado, candelabros de vidro, lamparina e vasinhos coloridos.


Gostou?
Se sim, fica a dica.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Peças de design em casa

Se você pudesse escolher um móvel de design para ter em sua casa, qual seria?

Não tenho loucuras por móveis assinados ou ideais decorativos de ter uma casa cheia de peças de design. Acho algumas coisas bonitas, outras exageradas, mas dou valor de verdade àquelas que têm a ver com o gosto, os costumes e as histórias dos moradores da casa. Em minha opinião, isso é o que faz ter gente na casa.

Com essa visão, duas peças me chamam a atenção desde a primeira vez que as vi. Se pudesse [isso significa ter espaço e função para as peças em casa e dinheiro suficiente no bolso] as teria em casa. Por coincidência, ambas são de autores brasileiros.

Poltrona mole - Sergio Rodrigues

Me passa uma sensação de conforto, de que o couro abraça quem senta.
A versão com a banqueta na frente, então, passaria horas lendo e cochilando numa dessas.

Um pouco sobre o móvel:
Criada em 1957, tornou-se destaque na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA – Museum of Modern Art). Teve grande importância na projeção internacional do designer brasileiro Sérgio Rodrigues e se tornou um clássico de nosso design.




Marquesa – Oscar Niemeyer/Anna Maria Niemeyer

Acho simplesmente linda, chique e imponente. Além disso, me lembra Brasília. Não sei se por conta de seu autor ou por me lembrar as voltas das tesourinhas.

Um pouco sobre o móvel:

Foi lançada em 1971, na França, na primeira incursão de Niemeyer no campo do mobiliário industrializado. No Brasil foi lançada em 1978.





E você? Tem algum móvel ou peça de design que te chama a atenção?
Conta pra mim pelos comentários ou por e-mail [nao precisa ser blogueiro pra mandar sua peça favorita].

Quero convidar outros blogueiros a dizerem também sobre alguma peça que gostariam de ter. Quem sabe assim conhecemos um pouco mais sobre amigos que, assim como nós, são loucos por casa.

Alguns convidados diretamente a participar:
Veronica Kraemer – Além da Rua Atelier
Verônica Macedo - DiCasa9va
Christian – The Red
Flávia Ferrari - Decoracasas
Mi Hernandes – Decoração e Invenção 
Angela Bergamaschi – Artemanianossa
Elisângela – Cantinho da Eli
Patrícia Alves - As maravilhas de Alice
Karla Poubel – Mania de Decoração
Vany Paulino – Uma parte de mim
Aniele Pádua – AnInteriores
Leila – Coisas da Bruxinha

Se seu blog não está nessa lista, não se faça de tímido, participe a vontade e me mande o link para eu saber.

Inté, bjs.

Imagens tiradas da internet.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Velas personalizadas

E pensar que vi dessas letrinhas pra vender um dia desses na 25ª Avenida e achei caro... acho que vou voltar lá...


Imagem retirada da internet.