quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Multiuso de chita

Lá vamos nós de chita outra vez.

Pensando em fazer um quadro de chita, acabei com uma peça nova em casa. A ideia era revestir uma base de chita e colocar uma gravura em cima, como se fosse um paspatur. Na prática, não ficou muito bom. A gravura ficou era pequena e a chita acabou chamando atenção demais. Porém, o resultado foi bom mesmo assim. As bases quadradas de chita viraram peças coringas aqui em casa. Sobre a mesinha, encostadas na parede, fazem fundo para as plantas. Já foram usadas num almoço como enfeite de mesa quando os convidados chegavam, para não ficar muito vazio. Aí, na hora de servir, eram um suporte a mais para os pratos quentes. Em lanchinhos entre amigos na cozinha, já foram também usadas com bandeja só para colocar os pães de forma mais charmosa.

Na mesinha com as plantas:
Na mesa de jantar:
E assim vai... sempre que dá aquela vontade de mudar alguma coisinha em casa, ou precisamos de um toque a mais em alguma composição, as placas de chita são sempre as primeiras a serem lembradas. Muito simples de fazer. Certamente só de ver já dá pra saber como fazer uma pra você, mas de toda forma, segue o passo a passo.

1. Vai precisar de uma base fina de MDF. A minha é de 40 x 40cm. Com um esforcinho, dá até pra ver o preço dessa aí na foto: R$ 7,50 – bem baratinho.
2. Os outros materiais são cola branca, um pedaço de chita maior que a base de MDF e um pincel.
3. Com o pincel, aplique a cola branca em toda a superfície da base.
4. Em seguida, coloque o tecido sobre a base com cola e passe a mão do centro para as extremidades para deixar bem justo e sem marcas. [obs: na foto estou usando uma espátula, mas é melhor não usar. Assim, que tirei a foto, abandonei a espátula e fui com a mão mesmo. É muito melhor.]
5. Vire a base do outro lado, passe a cola nas beiradas e dobre o pano.
6. Nos cantos, faça os ajustes necessários dobrando ou cortando as sobras do pano – como se estivesse fazendo um embrulho de presente.
Está pronto! Se preferir, pode ainda cortar outra pedaço de chita no tamanho da placa e colar no fundo. Assim, encobre toda a madeira e fica com um acabamento melhor. A nossa está sem este acabamento no verso e não compromete em nada o uso. Acho que fica até mais fácil, pra quando cansar da estampa e resolver trocar o tecido.
Fica a dica!

2 comentários:

Flavia disse...

Olá!! Muito obrigada pela visita e comentário.
Gostei desse PAP! Qdo tiver um tempinho vou tentar, espero q dê certo rsrs
Bjos!!

Gabi disse...

Chita sempre será chita!!!
amo esse tecidinho brasileiro!!
valeu pela dica!