sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Arte e civilização Islã

Recentemente acompanhei um amigo de Brasília, o Chris, em uma exposição sobre o Islã, no CCBB aqui em São Paulo. Fui achando que não veria nada especial, mas me surpreendi com peças, histórias e ensinamentos sobre essa cultura, por mim, pouco conhecida, mas que está presente em nosso dia a dia com influências na arquitetura, mobiliário, tapeçaria, dentre outras. Outro ponto interessante foi conhecer um pouco mais sobre a caligrafia islã, que por veicular mensagens religiosas e satisfazer necessidades estéticas, é tão presente em edificações e objetos.

Diversas peças me chamaram atenção, principalmente por fazerem parte da decoração de objetos da vida cotidiana de um povo. Garrafas, castiçais, tapetes e por aí vai. Algumas partes podiam ser fotografadas e, claro, separei coisinhas que gostei pra dividir com quem passa por aqui.

Essa foto de cima é a primeira vista da exposição. Logo ao entrar no CCBB [que já é passeio à parte, por se tratar de um prédio antigo lindo] temos essa visão harmônica e o barulhinho da água do chafariz.

Que eu adoro verde, muitos sabem; que eu adorei essa garrafa de vidro do séc. XII-XII [vinda do Museu Nacional de Damasco], estão sabendo agora. Acho que ela ficaria linda na nossa bandeja de bebidas aqui na sala.
Outras peças da exposição:
Essa parede não é uma graça?
Primeiro, você dá uma viajada nos traços geométricos das peças em exposição e vê algumas representações geométricas
Depois, você pode criar o seu próprio desenho com os dedos, como se estive criando formas e cores para serem aplicados tapeçarias ou azulejos. Uma parte muito legal da exposição. É uma espécie de bancada com uma tela touch screen em que você escolhe o fundo, a cor, a forma geométrica e desliza o dedo sobre a tela pra desenhar.

Eu e meu amigo, criamos algumas propostas [leia-se brincamos um monte na maquininha... hehe]
Outra parte muito legal, mas que não tinha como fotografar, é uma saleta onde você escolhe uma mesquita em algum lugar do mundo pra conhecer. Depois, escolhe um ponto na planta baixa da mesquita e faz uma viagem com fotos 360º em uma tela gigante.

Se estiver em São Paulo, e sobrar um tempinho, vale a pena visitar essa exposição.
até 27 de março de 2011
terça a domingo, das 10h às 20h
CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro SP [próximo às estações Sé e São Bento do metrô]
Entrada franca
Mais informações: (11) 3113-3651 – www.bb.com.br/cultura


Todas as fotos foram tiradas pelo Chris. Para verem mais fotos, clique aqui.

3 comentários:

BsVoxx disse...

A limitação de representarem figuras humanas e de animais fez com que as peças inspiradas nas formas geometricas ficassem cadas vez mais sofisticada.
A garrafa verde me deu alguns calafrios hehehheh

Vero Kraemer disse...

Ual querida, amei este post e a dica da exposição, obrigada!!!
Te agradeço o carinho lá no bloguito, amei!!!
Seu blog é muito bom!
Beijossssssss pra ti
Vero

Fernanda Fernandes disse...

pena que estou longe de SP seria um ótimo programa esta exposição...

amei o blog muitas idéias legais

bjs
fernanda